top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

Saci-Pererê de uma perna só

Hoje vamos falar um pouco do nosso folclore que é maravilhoso e o escolhido foi ele, Saci-pererê ou simplesmente Saci, é uma figura ícone do folclore brasileiro, conhecido em todas as regiões do país como o menino negro de uma perna só, gorro vermelho na cabeça e cachimbo na boca (inicialmente o Saci era retratado como um Curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo), considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando as pessoas com seus assovios (que são bastante agudos e impossíveis de serem localizados).


"Algumas dessas travessuras é fazer tranças nos animais ou deixá-los cansados de tanta correria, atrapalhando as cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, sumir com objetos, fazendo viajantes se perderem nas estradas e etc…"

As informações sobre a origem do Saci-pererê não são precisas, as bases para o personagem vieram provavelmente das tribos indígenas, de onde vem seu nome que deriva de Yaci-Yaterê do Tupi Guarani, no entanto o personagem recebeu fortes influências africanas e europeia.


Segunda a lenda, os Sacis nascem em brotos de bambus (onde tem bambuzal, lá tem Saci), permanecendo ali até os 7 anos e após esse período, vive mais 77 anos praticando suas travessuras entre os humanos e os animais, no fim de sua vida, ele se torna um cogumelo venenoso ou um fungo que cresce em troncos de árvores.


Traquina e brincalhão, o Saci vive nas matas e adora espalhar redemoinhos por onde passa (por onde ele se locomove também), possuindo poderes mágicos, ele ganha suas habilidades mágicas de seu gorro vermelho, que permite que ele desapareça e reapareça sempre que ele quiser, além de selar cavalos muito bem, de acordo com o mito, o Saci não faz apenas esses truques, ele é um importante conhecedor de ervas, chás e de fabricação de medicamentos feitos a base de plantas.


Os antigos ensinam que para fugir de um Saci você precisa espalhar cordas e barbantes pelo caminho, para assim deixá-lo confuso, outra forma é atravessar

uma água corrente, como rios, se a ideia for capturá-lo (e para que isso? Haha) diz a lenda que é necessário lançar uma peneira em seus redemoinhos, depois disso, basta tirar seu gorro, do qual provém toda a sua força, assim prendendo ele em uma garrafa de vidro (lembrando bem a lenda do Diabinho da Garrafa ou se preferir, Cramunhão).


Dizem também que dependendo do tratamento que o Saci receber do seu “capturador”, quando ele conseguir escapar ele poderá se tornar um guardião e amigo confiável ou um inimigo terrível, de acordo com a lenda também, quem capturar seu gorro vermelho tem direito a receber um desejo, mas o cheiro desse gorro é tão ruim que a pessoa pode nunca se livrar dele.


Ao longo dos anos, a lenda do Saci foi crescendo através da oralidade, e depois sendo transmitido através da literatura, quadrinhos, músicas, televisão e até mesmo jogos, vale citar com menção honrosa ao grandioso Sítio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato.


Sítio do Pica-pau Amarelo

"Você sabia que no dia 31 de Outubro é comemorado o dia nacional do Saci-pererê?"

O que acharam sobre a lenda do Saci-pererê? Mito ou realidade? Já ouviram histórias dos seus avós, pais ou tios que tarde da noite escutavam ou muitas vezes viam o Saci fazendo tranças no rabo dos cavalos?



Retrato do Saci-pererê sendo capturado, por J. Marconi

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page