top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

A Lenda do Lobisomem



O Lobisomem é uma criatura folclórica conhecida mundialmente, também conhecido por Licantropo, sendo um homem (também podendo ser uma mulher) comum durante o dia, transformando-se em uma criatura metade lobo, nas noites de lua cheia, só voltando a forma humana ao amanhecer.



A origem da lenda é Europeia e provavelmente se disseminou a partir do século 16, entretanto, ela aparece em alguns mitos gregos, como Licaão e Damarco.

Esse ser tende a ter sede por carne e sangue (principalmente humana), muitas vezes agindo irracionalmente, além disso, a lenda pode passar por diversas variações dependendo do lugar do mundo aonde você está, um exemplo é no Brasil, que o Lobisomem é um ser que seria resultado de uma oração poderosa feita numa noite de sexta-feira, de preferência de Lua Cheia, em um estábulo ou cocheira de cavalo, no qual a pessoa imita um animal, dizendo uma reza, assim fazendo um pacto com entidades malignas.


Em algumas regiões do Brasil também, a transformação em Lobisomem acontece numa noite de sexta-feira, sempre meia-noite em uma encruzilhada, onde repetindo os atos de um animal, a pessoa transforma-se.


Porém de acordo com a lenda comum, a transformação em Lobisomem é passada para outra pessoa que for mordida por tal criatura em noite de Lua Cheia, passando assim a se transformar em Lobisomem em todas as noites, se tornando forte e “peludo”, vivendo assustando as pessoas nas ruas, colinas, encruzilhadas e cemitérios, principalmente nas localidades rurais.


Pode não parecer, mas até os dias de hoje, muitos lugares possuem medo real do Lobisomem, inclusive tendo muitos casos que aparecem em jornais e TVs locais.

De acordo com a medicina, é mencionado um quadro clínico chamado de “Licantropia Clínica”, sendo uma rara síndrome psiquiátrica na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transformar, ou de fato ter se transformado em um animal (Lobisomem), sendo uma condição rara e frequentemente considerada como uma expressão característica de um episódio psicótico causado por outra condição como esquizofrenia, distúrbio bipolar ou depressão clínica.



Existindo diversos relatos e variações culturais deste ser, muito dos quais “são considerados” relatos reais de ataques de animais desconhecidos pelo homem (principalmente no Brasil), onde até hoje consta com diversos relatos famosos como o “Lobisomem do Acre”.


Para os gregos é Licantropo, para os Romanos é Versipélio, dos Eslavos Volkodlák, dos Saxões sendo Werewolf ou Dracopyre, para os Alemães é Werwolf, Óboroten dos Russos e assim vai, mesmo com diversas variações, as lendas destes povos, trata sempre da crença na metamorfose humana em lobo, sendo por um castigo divino.

Não só famoso mundialmente pelas lendas (muitas destas aterrorizantes), mais muito famoso também na mídia, tendo participações em diversos filmes, séries, animações, histórias em quadrinhos, jogos e etc…



Por fim, se deseja matar um Lobisomem, segundo lendas mais modernas, é preciso acertá-lo com artefatos (balas) feitos de prata.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page