top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

Mapinguari o "quase" Pé Grande Brasileiro

Continuando escrevendo “seguindo” as lendas dos Lobisomens já descrito aqui, hoje eu trago um folclore nacional, de um ser que em muitos relatos é confundido com um Lobisomem e vice-versa, seu nome é Mapinguari (que muitos ainda o chamam de Pé Grande Brasileiro), um lendário monstro que vive na Amazônia.


Em um breve resumo, o Mapinguari é um animal humanoide todo cabeludo, seus pelo tornam invulnerável a bala, exceto na parte correspondente ao “umbigo” (lembra as histórias do Pai do Mato), segundo as lendas é um terrível inimigo do homem, de quem devora somente a cabeça.


Segundos relatos é uma besta que mede mais de 2 metros de altura, coberto com longos pelos negros, sua pele é igual ao couro de jacaré, possuindo longas garras, um único olho na testa, uma possível grande boca no lugar do umbigo e um odor insuportável, emitindo um grito semelhante ao grito dado por caçadores (dizem que se alguém responder, ele logo vai ao encontro, atacando e devorando o desavisado).


Poucos conseguem sobreviver a um encontro com esse animal e quando isso acontece, geralmente ficam aleijados ou com marcas horríveis pelo corpo.


Durante a perseguição, ao contrário de outros animais da floresta que caçam suas presas de forma silenciosa e cautelosa, o Mapinguari persegue sua vítima gritando, quebrando galhos e derrubando árvores, deixando um rastro de destruição e criando uma sensação de extremo terror a vítima.


Dizem que o Mapinguari só percorre a floresta durante o dia, porque prefere dormir e descansar durante a noite (habitam o interior da Amazônia e ficam isolados), mas também existe a versão de que ele só pode ser visto em feriados e dias santos.

Segundo o pesquisador e biólogo David Oren, o Mapinguari pode ser na verdade os últimos representantes das Preguiças Gigantes, um mamífero pré-histórico, de mais de 12 mil anos e que talvez ainda exista no interior da floresta Amazônica.



Outros acreditam na origem do monstro sendo um velho pajé amaldiçoada e condenado a viver para sempre vagando pelas selvas nessa forma aterrorizante, outros dizem serem índios (que utilizam uma armadura feita com casco de tartaruga) que foram desprezados por suas tribos passando a viver isoladamente na floresta.


De acordo com alguns Caciques, a única maneira de matar o Mapinguari é dando uma pancada na cabeça do animal, porém afirmam que o melhor a fazer é subir em árvores e se esconder, em vez de tentar matá-lo, já que a criatura tem o poder de fazer a vítima ficar tonta e “ver o dia virar noite”.


--------------------------------------------------------


Um animal não catalogado (criptídeo / é um termo usado na criptozoologia para se referir a uma criatura cuja existência é sugerida mas para a qual não existem provas científicas para comprovar), uma maldição, uma lendária criatura, ou mesmo a Preguiça Gigante? Fica ao seu críterio escolher qual a melhor opção...


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page