top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

Curupira, o protetor das florestas

O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, ele é uma entidade das matas, um moleque de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás, a lenda do Curupira diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras.


Uma das principais características do Curupira como já dita é possuir os pés virados para trás, dessa forma, ao caminhar, o Curupira consegue enganar alguém que pretende segui-lo olhando para suas pegadas (o perseguir pensará sempre que ele foi na direção contrária).


Dizem que o Curupira fica muito bravo quando homens e caçadores aparecem nas matas para eliminar os animais, vender suas peles, destruir a vegetação, derrubar árvores, fazer queimadas e etc.. Ele não consegue ficar vendo tamanha destruição sem fazer nada, com isso, apronta travessuras, pregando peças, soltando assovios altos e finos, uivos imitando lobos e falsos sinais.


Contam as lendas que a maior travessura do Curupira é fazer com que os destruidores da natureza se percam nas florestas, não conseguindo mais sair.

Os primeiros relatos sobre o Curupira datam ainda do século 16, a história do Curupira já

fazia parte do repertório do Padre José de Anchieta no ano de 1560 (porém a controvérsias sobre a data de criação da lenda do Curupira), nessa época para os índios e os bandeirantes o Curupira era considerado uma criatura perigosa, demoníaca, maliciosa e muito temida.


"É coisa sabida e pela boca de todos corre que há certos demônios, chamam Curupira, que acontece aos índios muitas vezes no mato, dão-lhe açoites, machucam-nos e matam-nos. São testemunhos disso os nossos irmãos, que viram algumas vezes os mortos por eles. Por isso, costumam os índios deixar em certo caminho, que por ásperas brenhas vai ter ao interior das terras, no cume da mais alta montanha, quando por cá passam, penas de aves, abanadores, flechas e outras coisas semelhantes, como uma espécie de oferenda, rogando fervorosamente aos Curupiras que não lhes façam mal."


Nas histórias esse personagem esteve associado a muitos casos de violência, abusos sexuais, rapto de crianças e terror psicológico, capaz de enfeitiçar crianças, sempre em volta de muitas histórias que envolvem mistérios inexplicáveis, como por exemplo, o desaparecimento de caçadores, bem como o esquecimento dos caminhos.


Existem muitas versões diferentes da sua lenda e, portanto, a aparência e os hábitos desse ser podem variar em cada região no Brasil, para muitos o Curupira não é uma criatura maléfica e ruim, o que toda história tem em comum é o fato dele ser implacável com aqueles que entram em seus domínios para a exploração da natureza, tendo isso em mente, dizem que o Curupira permite de bom grado a caça quando esta se destina a sobrevivência.



Diz a lenda que o Curupira tem uma personalidade tranquila e que adora ficar sossegado a sombra das árvores se deliciando com o frescor do vento e o sabor de frutas.

O Curupira tem um ponto fraco, ele é extremamente curioso, então para que os caçadores consigam escapar, eles devem pegar uma corda e dar um nó, escondendo muito bem a sua ponta, isso deixa ele tão curioso sobre a ponta escondida, que ele se senta para desfazer o nó e acaba esquecendo da pessoa (A maioria das lendas brasileiras tem algo em comum com isso, veja o Saci-pererê), dizem que para não ser incomodado por ele, muitos caçadores costumam oferecer-lhe pinga e fumo quando chegam a floresta.


Por fim, o Curupira é um ser de personalidade muito complexa, muitas vezes ele aparece como um justiceiro, defendendo a natureza dos caçadores e agindo de forma impiedosa com quem maltrata sua casa.


O que vocês acham, ele é Bom ou Mal?



205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page