top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

Kitsune, a Raposa Mística

Atualizado: 24 de jun. de 2019

Nada mas justo começar a escrever sobre essa lenda (que por sinal é um dos personagens mais populares da mitologia japonesa) já que o nome do Blog e página do Facebook são os mesmos não é?

Altar Kitsune no Fushimi Inari-taisha/JP

Primeiramente o nome “Kitsune” significa “raposa ou espírito da raposa”, a palavra Kitsune é uma onomatopeia do “kitsu” que significa “o ganido da raposa”, e acabou tornando-se o seu nome em tempos antigos, hoje em dia usa-se “kon-kon” ou “gon-gon” para designar a tradução para raposa, pois “kitsu” acabou no desuso por ser uma palavra arcaica. Existem muitas lendas sobre Kitsunes (muitas das suas lendas vieram através da Índia, China e Coreia) e o que sabemos é que as Kitsunes são uma classe de criatura “Momonoke”(que são espíritos animais que se transformam em humanos), sua imagem simboliza inteligência, sabedoria e sagacidade, como diz um famoso ditado “Esperto como uma raposa”, são criaturas com imenso poder e podem ser retratados como sendo bons ou maus.


Príncipe Hanzoku aterrorizado por uma Kitsune de nove caudas. Impressão por Utagawa Kuniyoshi, do século 19.

Acredita-se que as Kitsunes possuem uma inteligência superior, vida-longa e poderes mágicos (dos seres humanos) e por isso tendem a agir com arrogância, pregando peças por diversão sempre que entram em contato com um, porém como já mencionado aqui, existem diversas lendas e muitas dessas lendas dizem que foram temidas e caçadas por um lado e veneradas e adoradas por outro, outras histórias também costumam retratá-los como guardiões fiéis e até mesmos amantes.

Fisicamente, Kitsunes são lembradas por terem nove caudas, em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha, mais sábia e mais poderosa que as demais, dizem que a cada 100 anos recebem uma nova cauda, tornando-se tão poderosas a ponto de se tornarem semideuses, atingindo a onisciência e quase a onipotência.


São capazes de assumir uma forma humana (normalmente na forma de um homem ou mulher, muitas vezes de aparência bonita e elegante), mas existem relatos de Kitsunes assumindo outras fisionomias como uma velha, criança ou até mesmo características ainda mais fantásticas como uma árvore gigante, podem também gerar fogo ou relâmpagos das suas caudas, podem aparecer em sonhos, criar ilusões, podem possuir as pessoas, enlouquecer e até mesmo matar.



Dizem que as Kitsunes prezam muito a liberdade, não aceitam serem forçadas em algo que não queiram, não gostam de serem comandadas ou presas. Por outro lado, aqueles que ganharem a confiança e a lealdade de uma, vai viver uma amizade que pode durar por muitas provações.


As Kitsunes são muito bem representadas na mídia, aparecendo em numerosas obras japonesas e no mundo como em animes/mangás (como o popular Naruto, InuYasha, Yu Yu Hakusho e o recente Sewayaki Kitsune no Senko-san), jogos de videogame (Como Sonic “o personagem Tails”, Pokémon, League of Legends), em séries/literatura (como Teen Wolf, Diário de um Vampiro), música (Babymetal – Megitsune, Ylvis – The Fox) e em diversas obras clássicas japonesas como Nóh, Kyogen, Bunraku e etc…


Montagem estranha que eu fiz Haha ... representando algumas das obras mencionadas!

Dizem que existem “diversas Kitsunes” conectadas a elementos próprios(como Fogo, Água, Terra e Ar), amaldiçoadas e sagradas, descritas como:

  • Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.

  • Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio.

  • Kiko: Espírito de uma Kitsune.

  • Kitsune: Como já descrito aqui, é um termo geral para a palavra “raposa”.

  • Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com suas caudas e transmutações.

  • Koryo: Kitsune amaldiçoada.

  • Kuko; Kitsune do elemento Ar, Kukos são consideradas muito más.

  • Kyuubi: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas.

  • Nogitsune: Kitsunes que gostam de enganar as pessoas, se alimentam do medo, caos, gostam de brincar com a mente do hospedeiro.

  • Reiko: Fantasma de uma Kitsune, perversa.

  • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más.

  • Tenko: Kitsune celestial, são aquelas que alcançaram 1.000 anos de idade.

  • Yako/Yakan: Raposas maldosas.

Como mencionado no começo do post, existem muitas lendas e histórias sobre as Kitsunes, se eu fosse escrever tudo que é encontrado na internet sobre elas, ficaria um post muito longo e talvez até cansativo, porém o que foi escrito aqui, podemos tirar uma base de quão “místico” e maravilhoso são as Kitsunes, mito ou realidade? O que vocês acham? Gostariam de conhecer alguma Kitsune?


Tamamo no Mae lendária Kitsune, Ilustração de Ioxitoxi.

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page