top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça


O Cavaleiro sem Cabeça é um ser muito popular no folclore Americano, vindo de lendas Europeias, onde era conhecido como Dullahan (que significa “Sem Cabeça ou Decapitado” em Irlandês), é uma aterrorizante criatura lendária e imortal, geralmente vista sem cabeça cavalgando um cavalo negro e levando a própria cabeça nos braços.



Sua lenda surgiu na Irlanda em tempos de crenças antigas, podendo ser considerado a personificação da morte do folclore (por ser considerado um antigo Deus que era venerado com sacrifícios humanos), teria surgido para ceifar humanos, frequentemente retratado como um Cavaleiro sem Cabeça montado em um cavalo infernal preto, ou conduzindo uma carruagem em que passeia com uma cabeça decepada em um braço e um chicote feito de uma espinha humana no outro.


Acredita-se que as origens do mito é que ele seja a encarnação de um Deus antigo celta, chamado Crom Dubh, este Deus era adorado com sacrifícios humanos todos os anos, sendo a decapitação o método favorito de sacrifício.

Sua cabeça é putrefata, e a cor e a consistência dela é a mesma de um queijo mofado, emitindo um estranho brilho, servindo de lanterna para iluminar o seu caminho, os seus olhos são enormes e sombrios, sua boca exibe um sorriso constante e hediondo que toca ambos os lados do rosto, quando não aparecia montado em um cavalo, era visto numa carruagem feita de objetos fúnebres, como velas de crânios, ossos formando as rodas, a cobertura do vagão seria feita de pedaços de lenços com pele humana seca.



O momento em que o seu cavalo para de correr, alguém morre, não existindo nenhuma maneira de barrar a cavalgada dele, todas as fechaduras e portas se abrem quando ele se aproxima, por fim se você ouvi-lo chamando o seu nome (dizem que sua cabeça tem permissão de falar apenas uma vez em cada viagem que se compromete a fazer, usando para falar o nome de sua vítima), certamente morrerá.

Dizem que para assustar e afastar ele, é preciso um artefato de ouro (já que ele parece ter um medo irracional desse metal precioso), mesmo uma pequena quantidade pode ser suficiente para expulsá-lo, porém não a nenhuma defesa ou relato real sobre isso, já que ele é dito como o arauto da morte.



Um contador de histórias das montanhas de Mourne em County Down, na Irlanda, conhecido como William John Fitzpatrick, relata sua experiência com o Cavaleiro Sem Cabeça e ele diz:


“Eu mesmo o vi, parando no alto da colina entre Bryansford e Moneyscalp tarde da noite, quando o sol estava se pondo. Ele levantou a sua própria cabeça em sua mão e ouvi-lo chamar um nome. Eu coloquei minha mão em meus ouvidos, caso o nome fosse o meu, então eu não podia ouvir ele dizê-lo. Quando olhei novamente, ele tinha ido embora. Mas pouco tempo depois, houve um grave acidente de carro nessa mesma colina e um jovem morreu. Tinha sido o seu nome que ele havia chamado.”



Tal criatura e lenda deu a inspiração para Washington Irving escrever seu famoso conto “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, tal conto foi adaptado várias vezes para as telinhas, com filmes e séries, sendo a versão mais famosa e conhecida de Tim Burton de 1999, foi também modelo para duas histórias dos Irmãos Grimm.



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page