top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

A bela Yuki-Onna

Aproveitando esse clima de frio, nada melhor que entrarmos de cabeça nessa lenda, Yuki-onna é um dos personagens mais enigmáticos e populares do folclore japonês, chamada por muitos nomes, como “A mulher da Neve” ou também como a “Bruxa da Neve”.

Diz-se que ela aparece nas noites de nevasca na figura de uma mulher alta e extremamente bonita, com longos cabelos negros e belos lábios vermelhos da cor de sangue, sua vestimenta é sempre descrita como sendo um vestido branco transparente (outras lendas a descrevem-na completamente nua) e esvoaçante, sua pele pálida, quase transparente, mistura-se com a paisagem branca da neve.


Segundo o folclore, Yuki-onnas cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perderem nas nevascas e morrerem congelados, dizem também em muitas lendas que elas se aproximam dos homens e se apaixonam, casando-se e inclusive constituindo uma família, contudo essa história de amor tende a acabar com o seu desaparecimento em um dia de tempestade, quando o chamado de seu mundo se torna mais forte (dizem que sua vida vai se esgotando com a distância do seu “mundo”).


Yuki-Onna para o Hyakkai-Zukan de Sawaki Suushi (1737).

Apesar de toda sua beleza, seus olhos podem causar terror aos homens, dizem que ela flutua sobre a neve, sem deixar pegadas, apenas um rastro de neblina gelada, e em alguns contos, ela não possui os pés (uma das características de muitos “fantasmas” japoneses), podendo se transformar em uma nuvem de névoa se ameaçada, as lendas contam também, que ao mesmo tempo que é bela e serena, ela pode ser extremamente cruel, matando sem piedade os inocentes e indefesos em meio as nevascas.

A bela criatura se popularizou através do livro Kwaidan: assombrações, seguido de estudos de inseto, de 1904.

As lendas antigas contam que sua origem deu-se através de uma mulher que morreu em uma nevasca enquanto era perseguida, por isso, ela é sempre associada aos desaparecimentos de pessoas em nevascas, sendo ela própria a causadora das tempestades de neve durante o inverno, por isso até o século 17, ela foi quase uniformemente retratada como sinônimo do mal, hoje contudo, muitas histórias sobre Yuki-onnas as deixaram mais humanas, enfatizando sua natureza como um fantasma de beleza efêmera, capaz de sentir compaixão pelos seres humanos.


Contudo, as descrições e relatos sobre Yuki-onna variam de conto para conto e de região para região (algumas lendas é retratada como um ser vampírico, outra como uma Súcubos) inclusive seu nome pode variar por Yuki-Joro, Yuki-Musume e Yuki-Onba, com isso em mente existe uma famosa lenda de Yuki-onna conhecida como “Yuki-onna e o jovem Minokichi” que mostra este lado suave e humanizado dela, lenda essa retirada do livro Kwaidan.


Na cultura popular Yuki-onna está presente em diversos lugares, sendo 2 filmes que “retratam” bem essa lenda, sendo em Kwaidan de 1964 e Kaidan Yukijorou (A Mulher de Neve) de 1968, também presente na música, animações, jogos e diversos livros.


O que acharam dessa lenda? Você acha que ela é um “ser” cruel ou não? Eu vejo essas lendas japonesas com muito fascínio (por isso já é minha segunda lenda do folclore japonês no blog), vocês gostam?


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page