top of page

TEMPLO DA KITSUNE

Capa blog.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorViktor Gracchia

A Lenda do Unicórnio



Hoje trago a mitologia de um incrível “ser” que vive no imaginário das pessoas, principalmente das crianças, sendo tema de festas, roupas e acessórios “bonitinhos”… Conhecido como Unicórnio ou também como é chamado em alguns lugares como Licórnio, é um animal mitológico que tem a forma de um cavalo (geralmente branco), com um único chifre em espiral na cabeça.


A origem da sua lenda não pode ser determinada com muita certeza, no entanto, “relatos” deste ser se fazem presentes na cultura Chinesa e Grega (foram citados pela primeira vez pelo grego Ctesias, no ano 400 antes de Cristo), vivendo geralmente nas profundezas de grandes florestas, se mantendo escondidos dos “homens” de má índole.


De acordo com os Paleontólogos, os unicórnios conviveram com os primeiros humanos na terra, (sendo diferente do que imaginamos na cultura popular), eram conhecidos como Elasmotherium Sibiricum, lembrando bem um rinoceronte com uma densa camada de pelos.

Elasmotherium Sibiricum

Os Unicórnios são associados a pureza e a força, segundo as narrativas são seres dóceis, fantásticos, e eram vistos como criaturas místicas e misteriosas, com grande respeito e poder, seu chifre em espiral eram conhecidos por ser mágico e capaz de curar quaisquer doenças e feridas (segundo os mitos, você tem que ser bondoso para conseguir a cura ou “magia” desse animal).


Em alguns dos relatos, dizem também que esses seres mágicos são capazes de alimentar-se de nuvens do entardecer e raios de sol (já que essas são as únicas substâncias puras o suficiente para esse animal ingerir), além disso, devido a sua origem mágica, conseguem transformar quaisquer tipos de substâncias impuras e putrefatas em substâncias brilhantes, cheias de luz e vida.


Segundo a lenda popular, os Unicórnios só podem ser domesticados e “montados” por pessoas de coração puro, principalmente mulheres virgens (por esse motivo, adotada pela iconografia do Cristianismo como símbolo da Virgem Maria), com isso a temática dos Unicórnios está incessantemente presente na arte durante o período medieval e também renascentista.


O animal é símbolo nacional da Escócia, por isso foi incorporado no real brasão de armas do Reino Unido, se tornando também um símbolo de realeza.

O Unicórnio tem tido uma presença frequente na literatura fantástica, surgindo em diversas obras, sendo a mais famosa dela a obra de J. K. Rowling da série Harry Potter e etc… Na astronomia, o Unicórnio é o nome de uma constelação chamada Monóceros, ficando situada sobre o Equador.


Para finalizar essa incrível lenda, uma vez ouvi uma história infantil e fantástica por sinal que me lembro até hoje, a história diz que certa vez os animais de uma floresta reuniram-se ao redor de um lago que estava envenenado e não conseguiam beber daquela água, dali então apareceu um Unicórnio e tocou a água com o seu chifre mágico, tornando a água potável novamente.



175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page